QUE TIPO DE HOMENS E MULHERES DEVEMOS SER?



Cesóstre Guimarães de Oliveira

cesostre@gmail.com


(...) Portanto, que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou. 3 Néfi 27:27


Essas palavras, proferidas pelo Salvador Jesus Cristo revelam a natureza fundamental de nossa jornada na terra quando membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Além disto nos convida a nos tornarmos como Ele é, a modelarmos nossa vida e caráter segundo o Seu exemplo perfeito.


A pergunta "Que tipo de homens devereis ser?" é profunda e nos leva a refletir sobre nosso propósito e objetivo na vida. Somos chamados a ser discípulos de Jesus Cristo, a seguir Seus ensinamentos e a incorporar Suas virtudes em nossa própria vida.


O apóstolo Pedro ensinou:

"Porque para isso sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais os seus passos." 1 Pedro 2:21.


Amado irmão quando pela janela do tempo e das escrituras olhamos a vida de Jesus Cristo, vemos um exemplo de amor incondicional, compaixão, serviço altruísta, humildade, perdão e obediência perfeita ao Pai Celestial. Ele dedicou Sua vida a servir, ensinando o evangelho, curando os enfermos, consolando os aflitos e amando até mesmo aqueles que O perseguiam.


Em Mateus 5:48, Jesus Cristo nos ordena ser perfeitos.

 

E agora?


Ele disse: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus".


Queridos irmãos é preciso entender que a perfeição mencionada não se refere a uma perfeição completa e sem falhas nesta vida mortal, mas sim a um processo de crescimento constante e a busca de um caráter que se assemelhe ao de nosso Salvador.


Através da oração sincera, do estudo das escrituras, da participação ativa nos convênios e ordenanças do templo, do seguir o exemplo dos profetas e líderes da Igreja, estamos nos esforçando para ser como Cristo é, e nos aproximamos d’Ele.


Amados irmãos de nós é requerido o esforço para amar e servir como Ele nos amou e serviu. O Livro de Mórmon nos ensina sobre o ministério de Jesus Cristo entre os nefitas, quando Ele estendeu as mãos e abençoou as crianças, ensinou o evangelho com paciência e amor e curou os enfermos (3 Néfi 17:21-24). Devemos imitar Seu amor e cuidado pelas crianças, pelos necessitados e pelos marginalizados em nossa sociedade.


O Senhor Jesus Cristo também nos ensinou a importância do perdão, tanto de receber quanto de conceder. Em 3 Néfi 12:44, Ele disse: "Mas eis que eu vos digo: Amai a vossos inimigos, e orai pelos que vos maltratam e perseguem". Nesta escritura o Salvador nos desafia a superar nossas tendências naturais de ressentimento e vingança, e a responder com amor e compaixão. Somos ensinados a perdoar aqueles que nos prejudicaram e buscar a reconciliação, seguindo o exemplo do Salvador, que orou por Seus algozes enquanto estava na cruz.


Ao buscar nos tornar como Cristo, também precisamos desenvolver uma relação pessoal e íntima com nosso Pai Celestial. O Senhor Jesus Cristo frequentemente se retirava para lugares solitários para orar, buscar orientação e força do Pai Celestial. Em Mateus 6:6, Ele nos ensina a orar em secreto, prometendo que nosso Pai, que vê em secreto, nos recompensará abertamente.


A oração sincera e constante é uma maneira de nos aproximarmos do Pai Celestial, receber Sua orientação e desenvolver uma relação profunda com Ele. É por meio da oração que recebemos força espiritual, conforto em tempos de dificuldades e a confiança necessária para enfrentar os desafios da vida.


À medida que buscamos nos tornar como Cristo, também somos convidados a buscar conhecimento e sabedoria nas escrituras. O Livro de Mórmon é um testemunho adicional de Jesus Cristo e contém os ensinamentos de profetas antigos que viram Sua vinda, Seu ministério e Sua expiação. Ao estudar diligentemente as escrituras, podemos fortalecer nossa fé em Cristo, aumentar nosso entendimento de Seu evangelho e encontrar respostas para nossas perguntas e desafios pessoais.

A escritura que lemos no início deste vídeo lança o desafio de nos tornarmos como Cristo é. Embora essa seja uma tarefa difícil, temos o exemplo perfeito daquele que nos amou com sua própria vida, para nos guiar. Como parte do aprendizado devemos amar e servir uns aos outros, buscar a reconciliação e o perdão, orar e buscar a orientação de nosso Pai Celestial e estudar as escrituras diligentemente.


Que possamos abraçar essa jornada de autotransformação e nos esforçar diariamente para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. Eu te prometo que ao fazê-lo, seremos uma luz para o mundo, um exemplo de bondade, amor e retidão.

Eu testifico que Jesus Cristo vive, que Ele é nosso Salvador e Redentor, e que ao buscarmos nos tornar como Ele é, seremos abençoados com a paz e a felicidade duradoura que só Ele pode conceder.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder da Obediência: Seguindo o Caminho Preparado pelo Senhor

Paz em meio à aflição

O Registro de Néfi: Uma Jornada de Conhecimento e Favores Divinos